domingo, 21 de abril de 2013

Sequência de Atividades de Leitura e Interpretação


Sequência de Atividades de Leitura e Interpretação

Este espaço é destinado ao compartilhamento de experências exitosas em sala de aula. É o espaço para que possamos pensar e publicar Sequências Didáticas com foco na leitura e interpretação de textos de diversos gêneros textuais. Dessa forma, intenciona-se construir um banco de dados, com atividades vivenciadas em sala de aula, aprimorando a prática pedagógica do professor.

Texto selecionado: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
Público-Alvo: 9º ano EF

Antes da leitura:

Levantar questionamentos sobre:
• O que é um texto dramático? Qual sua função social? Como é estruturado? O que são as rubricas no texto dramático? Para que servem?
• O que significa “Auto”?
• Qual é o significado de “compadecida”?

Introduzir conhecimentos/informações sobre o autor Ariano Suassuna, relacionando sua vida e obra.(Vídeos II TV Escola).
Combinar com a classe quais alunos farão a leitura expressiva, desempenhando os papéis das personagens. O professor interpreta o Palhaço, tipo de narrador do texto. É interessante que os alunos, ao lerem, percebam a oralidade presente no texto dramático.

Obs. É interessante que o professor leia o prólogo escrito por Henrique Oscar, pp 9 a 14, presente na obra.

Durante a leitura:

Obs. Início p. 22.
Dar oportunidade para outros alunos lerem durante as aulas, intercalando papéis e alunos, para que a maioria da classe participe da leitura. Ao todo são 16 personagens.
A leitura deve ser contínua, por isso é importante que os alunos a acompanhem, para que a fala de cada personagem não seja interrompida e o texto se desenvolva fluentemente.
Obs. Durante a leitura, atentar para que o aluno perceba o que é fala e o que é rubrica.
Antes de recomeçar a leitura em cada aula, faça uma retomada do que já foi lido para localizar o aluno sobre o que já aconteceu na história. Fale sobre as personagens, suas características e em que ponto parou a leitura na aula anterior.

Depois da leitura:

Converse com a classe para elencar as personagens do texto com seus principais “pecados”. Faça uma lista na lousa.
João Grilo:Chicó:
Padre:
Sacristão:
Bispo:
Padeiro:
Mulher do padeiro:
Antônio Morais:
Severino do Aracaju:

Leia a fala das personagens abaixo e teça comentários interpretativos a respeito de cada excerto:
a) “Os donos de terras é que perderam hoje em dia o senso de sua autoridade. Veem-se senhores trabalhando em suas terras como qualquer foreiro. Mas comigo as coisas são como antigamente, a velha ociosidade senhorial.” Antônio Morais (p. 44)
Qual a crítica social presente neste trecho?

b) “Porque...não é lhe faltando com o respeito não, mas eu pensava que o senhor era muito menos queimado.” João Grilo (p. 148)
Manuel resolve aparecer como “negro”. Isto provoca alguma reação? Qual era a intencionalidade de Manuel?

c) “Deixe de chicana, João, você pensa que isso aqui é o palácio da justiça? Pode acusar.” Manuel (p. 162)
*Chicana significa embromação, embuste, enganação.
Qual a relação entre chicana (embromação) e o Palácio da Justiça?

Outras linguagens:
• Pode-se exibir o Vídeo “Auto da Compadecida”, de Guel Arraes e também o CD Leitura e Produção de Texto: Poesia, teatro , Cordel. Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo faz escola EF Ciclo II, o qual traz um episódio da obra em teatro.

Proposta por Martha Wassif Salloume Garcia 
Professora de Língua Portuguesa




Um comentário:

  1. Meninas,
    adorei o blog"Vocês estão ótimas em seus depoimentos.

    Teresinha Khouri-Ribeirão Preto

    ResponderExcluir