domingo, 5 de maio de 2013
Situação de Aprendizagem: "Meu primeiro beijo"
Situação de Aprendizagem de Leitura - 9º ano do Ensino Fundamental
Componentes do Grupo:
Dora Nei Garcia Marçal
Eliana Ramon Crepaldi Esper
Isabele Justino Prevido
Jussara Maria Lovato
Martha Wassif Salloume Garcia
Renata Motta Chicoli
Texto: "Meu primeiro beijo", de Antônio Barreto
ATIVIDADE: PROBLEMATIZANDO e CONTEXTUALIZANDO
Pintura acrílica sobre tela. Título: O beijo - Dimensão: 20 x 30 cm. -Autor: H.Rubiales
Levantamento de hipóteses a partir do título:
• Qual o assunto do texto?
• Você já foi beijado? Quando? Por quem?
• Se sim, como foi a experiência? Quais sentimentos invadiram você?
• O que se espera do primeiro beijo?
• O que pensam sobre “Meu Primeiro Beijo”?
"O beijo", tela por Francesco Hayez
• Você conhece esse autor?
• Em que época podemos perceber que o beijo aconteceu? Quais elementos nos levam a essa resposta?
• Você conhece alguma outra pintura que retrate o mesmo tema?
Sobre o Autor
• Quem é o autor do texto?
• Levantamento do contexto de produção.
• Pesquisa sobre a biografia do autor do texto.
• Já leram algum outro texto dele? Se sim, qual?
• Expectativas de leitura: Esse texto faz parte do livro Balada do Primeiro Amor. Nele temos outras histórias. Quais temas você acha que o autor abordará nas outras?
ATIVIDADE: Leitura do texto e inferências locais
• Leitura compartilhada do texto “Meu Primeiro Beijo”, de Antônio Barreto
• Durante a leitura, o professor lança mão de estratégias, estimulando os alunos a um levantamento de hipóteses e fazendo a checagem dessas hipóteses passo a passo.
• Divisão da sala em agrupamentos produtivos para pesquisa dos vocábulos, não inferidos pelo contexto, no dicionário.
ATIVIDADE: Localização de Informações, Comparações e Generalizações
1-Trabalhando os elementos da narrativa:
• Como vocês podem perceber, o autor narra uma história, a partir daí:
• O que aconteceu?
• Quando aconteceu?
• Onde?
2-Análise da estrutura da narrativa:
• Identificação da situação inicial;
• Identificação do conflito;
• Identificação do clímax;
• Identificação do desfecho.
3-Explorando as sensações vivenciadas pela narradora-personagem a partir do texto:
• Para a protagonista, como foi sua experiência em relação ao seu primeiro beijo? Em que parágrafo do texto podemos constatar isso?
ATIVIDADE: Intertextualidade e Percepção de Outras Linguagens
• Em grupo, elaboração de uma pesquisa, em qualquer gênero, com o tema beijo: música, pintura, teatro, redes sociais, entrevistas com pessoas mais velhas, etc.
• Socialização das pesquisas realizadas pelos alunos e discussão sobre as emoções presentes no material socializado.
• Relacionar o texto à brincadeira de tradição oral:
BEIJO
ABRAÇO
APERTO DE MÃO
• Vocês conhecem essa brincadeira? Caso não conheçam, perguntem a seus pais ou familiares se eles conhecem. Tragam para a próxima aula essa experiência.
ATIVIDADE ORAL
• Fazer o reconto oral do texto lido, a partir do estímulo do professor, para retomada da sequência lógica textual. Um aluno pode escrever na lousa os fatos que compõem a progressão da narrativa.
PRODUTO FINAL
• Cada aluno produzirá um texto narrativo baseado na experiência pessoal sobre o primeiro beijo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARRETO, Antônio. “Meu primeiro beijo”. In: Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.
DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita – Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M. et al. Gêneros orais e escritos na escola. 2. Ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 35-60. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro.
ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever - Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário